quarta-feira, 4 de julho de 2012


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA – IAT

CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO



Tutora: Lidiane de Almeida Pena Silva

Aluna: Maria Auxiliadora dos Santos







PRÁTICAS DE LEITURA/ESCRITA EM SALA DE AULA

Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli (UNINCOR)
Sérgio Roberto Costa
 (UNINCOR





Resenha



      O textoPráticas de Leitura/e Escrita em Sala de Aula”, publicado nos Cadernos do CNLF, série VIII nº 09 no VIII Congresso De Lingüística e Filologia do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 2004,e em várias páginas da internet, encontra-se dividido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a proposta de trabalho com gêneros textuais em sala de aula.

      Na introdução os autores estabelecem uma linha do tempo demonstrando a evolução do trabalho com a língua materna, que sempre foi normativo e conceitual até a década de 70, passando por algumas transformações  na década de 80 até os dias atuais inspiradas  nas teorias sociointeracionistas  e  na teoria da enunciação e do discurso e na lingüística do texto.Ou seja, o  ensino da língua -  antes conceitual e normativo – passa a ser centrado no uso e no funcionamento da língua enquanto sistema simbólico, situado num contexto sócio-histórico determinado.

     Na segunda parte – o desenvolvimento – os autores abordam sobre as dificuldades de se ensinar a ler e a escrever, considerando  a falta de conhecimento dos professores sobre os processos sócio-cognitivos que envolve os processos da leitura.

      Destacam que a forma idêntica  com  que a escola trata as os vários tipos de textos, desconsiderando as suas especificidades e intenções, empobrecem o trabalho com a leitura e a escrita. Mesmo a partir dos anos 80 com o surgimento das novas teorias que sustentam a produção textual, as redações escolares continuaram artificiais, padronizadas, mal seqüenciadas, intraduzíveis e fora do seu contexto de produção.

     A escola como um autêntico lugar de comunicação deve aproveitar-se de  situações do cotidiano escolar para a produção/recepção de textos.

      Segundo os autores, trabalhar com os vários gêneros textuais na escola oportuniza os alunos a lidar com os diversos usos da língua em seu dia-a-dia. Afinal, o que se faz linguisticamente acaba por se constituir em um gênero. Para se interpretar bem um texto é preciso conhecer o seu gênero. Resta, portanto à escola colocar os alunos em contato com o maior número de gêneros possível. Quanto mais se lê, e preferencialmente vários gêneros, mais fácil será entender, interpretar e também produzir  novos escritos. Nesta perspectiva, o professor deve fornecer aos alunos as condições adequadas de elaboração com orientações claras precisas e definidas sobre o contexto da produção textual.



      Na última parte do texto os autores apresentam uma proposta prática de produção escrita  para ser aplicada em sala de aula. A partir de um evento  - 1º Festival de  Dança - ocorrido na unidade escolar o professor poderá desenvolver várias atividades de produção textual envolvendo diversidades de gêneros como a propaganda (divulgação do evento), a notícia ( usando a coluna de um jornal para a divulgação), e o requerimento (documento utilizado pelos alunos para as solicitações à administração escolar). Salientaram a necessidade de os alunos serem colocados previamente  em contato com o corpus textual de cada gênero a ser solicitado o que lhe servirá de referência.



    Os conceitos e os exemplo práticos de produção textual em sala de aula  apresentados no texto de Paolinelli e Costa, oferece um rico material aos professores de língua e a todos os profissionais que atuam na área de lingüística  como também em outras áreas do conhecimento. É um texto adicional, pois orienta e instrumentaliza com suas reflexões e exemplos, oferecendo ferramentas e técnicas para o trabalho na sala de aula.

     







     


Um comentário:

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