quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sistema Solar


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

CURSO AVANÇADO EM  MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 3ª OFERTA

MODULO 02 – GÊNEROS TEXTUAIS

PROFª HELMA MORORÓ JOSÉ









Sistema Solar

Conhecendo o sol e os  planetas do nosso sistema

(Planejamento de atividade)







Maria Auxiliadora dos Santos









Junho 2012

Alagoinhas – Ba



1. APRESENTAÇÃO



O tema que foi escolhido – Sistema Solar - trata-se de um conteúdo do curriculo do 1° ano do Ensino Médio da disciplina Geografia para os alunos do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães -- Alagoinhas. Comumente os alunos apresentam pouco interesse e dificuldades no aprendizado deste conhecimento, possivelmente por não se tratar de algo palpável, que faça parte da sua rotina diária ou por não possuirem acesso as várias ferramentas midiáticas que lhe possibilitaria interagir com o assunto. Pretende-se que essa atividade de produção textual de uma resenha e de um cartaz ilustrativo sejam facilitadoras possibilitando a aquisição do conhecimento. Que os alunos possam interagir uns com os outros e que utilizem os meios disponíveis no laboratório de informática na produção  do texto e do cartaz a serem apresentados. Esta atividade deverá contar com a  parceria dos professores de Língua Portuguesa e Artes. Estima-se que possa ser realizada em seis aulas.



2. TEMA



O Sistema Solar



3. OBJETIVOS

3.1 Geral:

·           Identificar e caracterizar os planetas que fazem parte do nosso Sistema Solar.

3.2  Específicos:

·           Reconhecer a importância do uso das tecnologias no estudo do Universo e do Sistema Solar.

·           Compreender como surgiu o Sistema Solar.

·           Identificar os elementos que fazem parte do Sistema Solar.

·           Coletar informações sobre o sol e cada um dos planetas do nosso sistema.

·           Estimular os estudantes a conhecerem as ferramentas usuais na produção de texto e de um cartaz.

·           Fazer uso das ferramentas midiáticas que lhes possibilitem produzir as atividades solicitadas.

·           Elaborar as resenhas e os cartazes obdecendo as regras oficiais para a sua produção.



4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



·           Apresentar de forma breve em sala de aula o tema aos aluno através de slides na TV  pen drive.

·           Encaminhar os alunos ao laboratório de informática para que em trio escolham livremente e assistam a um video do Youtude sobre o Sistema Solar. O filme deve ter no maximo 10’ – as equipes devem ter o cuidado de anotar a URL do video.

·           Apresentar os programas Celestia, Stellarium e  Stargaze para que posteriormente possam fazer uso.

·           Após esse tempo, abrir para os comentários sobre os filmes que foram assistidos fazendo as devidas inferências.

·           Dividir a sala em 10 grupos  ( equipe do Sol; as dos planetas telúricos: Mercúrio,Vênus, Marte e Terra; a dos planetas jovinianos: Júpter, Saturno, Urano, Netuno e a do planeta-anão Plutão- classificação da UAI – União Astronômica Internacional, 24/08/2006) e passar as comandas para realização da produção textual – resenha e para o cartaz.

·           Cada equipe deverá produzir um cartaz com tamanho padrão de 1.20m por 1.00m. Nele expor informações sobre o astro, como descobridor, tamanho, peso, distância média do sol e da terra,período de rotação, velocidade orbital e qualquer outra curiosidade que o aluno deseje apresentar.

·           As resenhas  e os cartazes deverão ser apresentados na sala de aula e  posteriormente expostos na praça de alimentação da escola.

·           As equipes deverão produzir convites para que os  alunos das outras séries visitem o espaço.

·           Será disponibilizado aos alunos referências bibliográficas e de indicação de sites para pesquisas.

·           Os alunos devem fazer uso dos recursos do editor de texto,paint, CorelDRAW , BrOffice.org Writer, Scribus e dos programas de código aberto Celestia, Stellarium e Starstrider previamente instalados nas máquinas do laboratorio de informática

·           As resenhas e as fotos dos cartazes serão divulgadas no blog da escola -  modeloalagoinhasvivo.blogspot.com/.

·           A escola deverá buscar parcerias para custear a visita ao Observatorio Astronômico Antares - UEFS em Feira de Santana.

·           No dia anterior à exposição, todo material produzido deverá ser anexado nas paredes da praça de  alimentação do colégio- espaço que costumamos  fazer exposições.



5. RECURSOS

·           Computadores

·           Datashow

·           Impressoras

·           Internet

·           Livros

·           Máquina fotográfica

·           Papel

·           Programas de código aberto: Celestia de astronomia 3D,Stellarium software livre de astronomia para visualização do céu e Stargazer do windwos é um programa para plataforma Windows que exibe o mapa do céu com estrelas, planetas e até chuva de meteoros.

·           Revistas

·           Tv pen drive

·           Video



6. AVALIAÇÃO

A  atividade faz parte do processo avaliativo das disciplinas de Geografia, Português e Artes. O aluno será avaliado através da observação da sua performace individual nas apresentações e na produção do grupo. A atividade corresponde a 40% do total de pontos de uma unidade  de acordo o que estabelece o regimento escolar.



7. REFERÊNCIAS





ABNT. Nbr 6028: Resumos. Rio De Janeiro, 1990. 3 P.

ALMEIDA, Lucia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: Geografia Geral e do Brasil. Volume único, 1ª edição, editora Ática, São Paulo, 2009.

BAROLLI, Elisabeth; GONÇALVES FILHO, Aurélio. Nós e o universo. 2. ed., São Paulo: Scipione, 1991.


PUCCI, L. F. Espaço, o último desafio. São Paulo: Devon, 2002.



SENE, Eustáquio de.Geografia para o Ensino Médio.EditoraScipione. 2011



VENTURELLI, Suzete.Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual. Módulo 2.



SITES:





http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/astronomia/astronomia.php


http://www.ciencia – cultura.com/astronomia


http://www. Ideiasnacaixa.com/laboratoriovirtual/

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm

www.nasa.gov/multimedia/Em cache

http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/introducao.html


eb23cmat.prof2000.pt/sala/fazer/fazcart.htmlEm www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Programas de código aberto:



www.stargazer.com.br/



8. ANEXOS

8.1 Como fazer um cartaz

“Que fazer:

Primeiro é preciso definir muito bem o que se quer fazer. Para isso, há três decisões em que se pensar:

1 O tema: deve-se escolher um só assunto por cada cartaz .

2 O slogan:a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. Inventa uma frase que tenha entre 5 e 7 palavras, no máximo.

3 A imagem: é o mais importante na transmissão da mensagem.Deve ser sugestiva e de cores contrastantes.

Regras a seguir:

  1. Dividir o espaço útil em três zonas.
  2. O tamanho das letras deve diminuir, consoante é título, texto ou legenda.
  3. O texto deve ter frases curtas e letras bem legíveis .
  4. As imagens devem ter sempre legendas.”

Maria Eugénia Cunha, adptado de "Que fazer na biblioteca da escola", DAPP/ME

8.2 CARTAZ/MURAL DIDÁTICO

Avaliação do cartaz

SIM / NÃO


1. O Cartaz vê-se ao longe

2. Colocamos uma pequena margem no cartaz?

3. Contem letras grandes e grossas de modo a ser facilmente lido por quem passa?

4. A imagem está de acordo com o texto?

5. O espaço foi bem aproveitado

6. Procurámos que o conjunto fosse atractivo e de fácil leitura?

7. Verificámos e corrigimos os erros ortográficos e a construção frásica?

8. O texto tem frases imperativas ou informativas de modo a cativar quem lê?

9. Consegue-se identificar facilmente no cartaz a frase-chave?

10. Utilizámos cores vivas mas harmoniosas, na apresentação geral?

11. Gostámos do resultado final?

joão Nunes8:05:00 Pm

Recursos



Nenhum comentário:

Postar um comentário