quarta-feira, 4 de julho de 2012

Proposta de trabalho -Consciência Negra


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA

EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - EAD



Tutora: Lidiane de Almeida Pena Silva

Cursista: Maria Auxiliadora dos Santos


1. TEMA DA PROPOSTA: Consciência Negra - “Todos Negros”.




2. OBJETIVOS:


  • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e  na sociedade;
  • Desmistificar o preconceito velado entre as ações do cotidiano
  • Provocar discussões para um posicionamento crítico e reflexivo frente aos problemas que atingem a população afro-descendente.
  • Conhecer os contrastes físicos, humanos e econômicos do continente africano.
  • Socializar  as atividades produzidas no blog.
  • Produzir um jornal e socializar as atividades desenvolvidas.

3. PÚBLICO ALVO:

·         Alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio



4. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:


  • TV Pendrive e aparelho de som e Data Show
  • Instrumentos Musicais
  • Máquina fotográfica, copiadora e filmadora
  • Textos, Jornais, revistas e gravuras
  • Filmes, Blog e Fotoblog
  • Outras ferramentas: (Pawer Point, Word, Paint,,porta USB)


Os recursos serão utilizados pelos alunos para subsidiar a produção das atividades e dos textos e imagens  que serão publicados no jornal como também no blog da escola.




5. ATORES E PAPÉIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR:


Os alunos do 1º 2º e 3º ano realizarão as atividades destinadas a sua série, tendo os professores no  acompanhamento de  todo o processo. Caberá à escola (gestores) subsidiar no suporte técnico e de material.Também os pais, o Grêmio e o Colegiado Escolar serão convidados a participar de todo o processo.

1° Ano – Produção de slides e vídeos abordando:

  • 20 de novembro: História, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares.
  • Pesquisa sobre o Estatuto da Igualdade Racial.
  • África /Brasil no contexto da escravização (mapas, localizando Angola, Moçambique, Benin).
  • Como o negro é visto na sociedade brasileira.
  • Dados estatísticos (construção de gráficos, taxas de desemprego: sexo e raça).
  • Releitura de músicas.
  • Produção e exposição de poemas direcionados para a Consciência Negra.



 2º Ano - Organização das oficinas que abordem questões voltadas para africanidade:

  1. Oficinas:

  • Mosaico
  • Decupagem
  • Produção de revistas
  • Amostragem de fotos


3º Ano - Produção de murais, paródias, livros de receitas e exposição sobra a gastronomia africana, recital de poesias, dança e desfile:


  1. Produções de poemas (“recital”).
  2. Produção de slides: continente africano (contrastes).
  3. Paródias (elaborar e cantar).
  4. Gastronomia africana – exposição de produtos e livro de receitas.
  5. Danças: Samba de Roda, Capoeira, Dança afro.
  6. Desfiles afros ( vestuário, penteados ...).



5. DINÂMICA DA ATIVIDADE


Os alunos do 1º 2º e 3º ano pesquisarão em livros, revistas, jornais, na internet entre outros para subsidiar a realização das atividades destinadas a cada série. As salas serão divididas em grupos e cada grupo será sorteado com um tema.



Cada sala se responsabilizará pela produção de um dossiê contendo os textos, entrevistas, imagens, os recursos utilizados e a bibliografia para a posterior confecção do jornal no dia  previsto para a culminância do projeto.

Os professores da área das Ciências Humanas e suas Tecnologias ficarão responsáveis pela orientação de cada sala de aula. E os professores das outras áreas entrarão como coadjuvantes do processo. Salientando que os professores da área de linguagem estarão dando o suporte especial  na produção dos textos e organização final do jornal.
A escola estará disponibilizando em horários especiais (turno oposto) um monitor, o laboratório de informática, máquina copiadora, máquina fotográfica, e de filmagem  além de outros  equipamentos para facilitar  a produção do material.

 6. PERÍODO DE REALIZAÇÃO


O tempo de execução será de dois meses ( outubro e novembro) e a culminância está prevista para o dia 19/11 com exposição das atividades nas salas de aula e na praça de alimentação da escola como também do lançamento e divulgação do jornal.




7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Espera-se que os alunos se apropriem de diversos saberes, como legislação tolerância, direitos humanos, cultura e diversidade. A avaliação deverá acontecer durante todo o processo, de forma continua e diagnóstica com a intenção primordial de rever a prática docente e criar novas possibilidades de aprendizagem.



 8. REFERÊNCIAS DO MATERIAL PESQUISADO



  1. ALPHA, I. Soe e outros - Introdução à Cultura Africana. Lisboa, Edições 70, 1980 .
  2. BERND, Zilá. A Questão da Negritude. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  3. CARDOSO, Ciro Flamarion. A Afro - América: A escravidão no Novo Mundo. São Paulo, Brasiliense, 1982.
  4. FREINET,Celestin.O Jornal Escolar.São Paulo:Estampa,1974.
  5. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 50 ed. Global; São Paulo 2006.
  6. LOZZA, Carmem Lucia Pessanha.Jornal na Escola : Superando limites, ampliando possibilidades. (O GLOBO, Quem lê jornal sabe mais, 2000).
  7. Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e2005.
    8.    Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e    Diversidade. Lei 11.645/08.




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